Conteúdos da Faculdade de Pedagogia e breves considerações

domingo, 11 de abril de 2010

Dos dia 12 ao dia 15


Nesta segunda, continuarei a marcar a leitura de Caderno de Orientação Curricular de Língua Portuguesa. Depois, ainda relacionado a esse texto, pedirei um trabalho de grupo sobre historicismo literário, tendo como base o livro História da literatura: o discurso fundador, organizado por Carmen Zink Bolognini.

Ainda reapresentarei o texto que os alunos escreveram sobre "fantasia". Reescreverão outra vez.

Além disso, deixo aqui uma forma de reorganizar o texto de um aluno de 7 anos.

Sou caçador bom!! (1ª série)

1. Em um primeiro momento, consideramos um só parágrafo.

"Um dia eu fui para a floresta com a minha família. Quando chegamos la, eu vi caçadores matando animais. Os guardas florestais prenderam os caçadores. Eu falei para minha mãe se eu poderia ajudar os guardas. Ela deixou e eu fui falar para a delegacia se eu poderia ajudar. O chefe deixou, e eu ja sou um guarda florestal. O chefe me chamou e disse: “você vai ter que prender o caçador Marcos da Silva ele quer matar animais. Eu fui la e prendi o tau Marcos, toda noite a gente resa a Ave Maria o Santo Anjo para eles não matarem os animais por que eu sei que eles tambem tem vida como a gente."

2. Priorizar a organização interna para reorganizar as frases-oracionais; mas, antes, enumerar a divisão interna.

1. Um dia eu fui para a floresta com a minha família. 2. Quando chegamos la eu vi caçadores matando animais. 3. Os guardas florestais prenderam os caçadores. Eu falei para minha mãe se eu poderia ajudar os guardas. Ela deixou e eu fui falar para a delegacia se eu poderia ajudar. 4. O chefe deixou, e eu ja sou um guarda florestal. O chefe me chamou e disse: “você vai ter que prender o caçador Marcos da Silva ele quer matar animais. 5. Eu fui la e prendi o tau Marcos, toda noite a gente resa a Ave Maria o Santo Anjo para eles não matarem os animais por que eu sei que eles tambem tem vida como a gente.

4. Reorganizar as partes enumeradas.

(1) Um dia eu fui para a floresta com a minha família.

Reorganizado
- Um dia, eu fui para a floresta com a minha família.

(2) Quando chegamos lá, eu vi caçadores matando animais.

Reorganizado - Quando chegamos, vi caçadores matando animais.

(3) Os guardas florestais prenderam os caçadores. Eu falei para minha mãe se eu poderia ajudar os guardas. Ela deixou e eu fui falar para a delegacia se eu poderia ajudar.

Reorganizado - Os guardas florestais prenderam esses malvados. Falei para minha mãe se eu poderia ajudar os defensores dos animais. Ela deixou. Depois, falei para o delegado se eu poderia contribuir.

(4) O chefe deixou, e eu ja sou um guarda florestal. O chefe me chamou e disse: "você vai ter que prender o caçador Marcos da Silva ele quer matar animais.

Reorganizado
- Ele permitiu e hoje eu já sou um guarda florestal. Ele me disse: “Você terá de prender o caçador Marcos da Silva, porque ele quer matar os animais.


(5) Eu fui la e prendi o tau Marcos, toda noite a gente resa a Ave Maria o Santo Anjo para eles não matarem os animais por que eu sei que eles tambem tem vida como a gente.

Reorganizado - Prendi o tal Marcos. Toda noite, nós rezamos [ave-maria] para eles não matarem os animais, porque eu sei que eles também têm vida como os seres humanos.

(5) Com as partes reorganizadas, formar outra vez um único parágrafo todo organizado.

Reorganizado - Um dia eu fui para a floresta com a minha família. Quando chegamos [ao local ], vi caçadores matando animais. Os guardas florestais prenderam [esses malvados]. [Eu] Perguntei para minha mãe se eu poderia ajudar [os defensores dos animais] guardas e ela deixou. [Como ela deixou ou depois], falei para [o delegado] se eu [poderia contribuir]. [Ele] permitiu e hoje já sou um guarda florestal. Ele me disse: “Você terá de prender o caçador Marcos da Silva, porque [ele] quer matar animais.” Prendi o tal Marcos. Toda noite, nós rezamos [ave-maria] para não matarem [os bichos], porque eu sei que eles também têm vida como os seres humanos.

Breves considerações

Não se trata de uma reconstrução definitiva; mas, recontruída com os alunos em sala, eles percebem, por exemplo, que termos repetidos podem ser substituídos por outros.

Depois de haver aula sobre essa reconstrução, o professor precisa criar exercícios gramaticais relacionados ao texto. Evidente que o professor não precisa ficar preso somente a essa relação texto-gramática, podendo criar ativididades que possam ampliar, por exemplo, o vocabulário do aluno.

Não só. Leitura é paralela à refacção textual. Um bom autor, não um livro qualquer, e o aluno deve ler no ensino fundamental oito livros na escola pública. A seleção desses livros precisa ser criteriosíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário